DNA AVIVAME
1 - LIDERANÇA CAPACITADORA
Desenvolvemos um estilo de liderança orientado para relacionamentos, um pouco mais preocupado com pessoas. Os líderes de igrejas concentram os seus esforços em capacitar outras pessoas para o ministério. Líderes que se vêem como instrumentos para capacitar outros cristãos e levá-los à maturidade espiritual, descobrem como esse aspecto leva “por si mesmo” ao crescimento.
Romanos 12.6-8… “Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine, se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente, se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria”.
Paulo escrevendo aos Romanos disse que se alguém exerce liderança na Igreja de Jesus é necessário que essa pessoa exerça a liderança com zelo.
Algumas traduções bíblicas usam a expressão: “o que preside” ao invés da expressão “se é exercer liderança”. É uma variante textual!
“Essa palavra fala sobre as funções administrativas na igreja local, envolvendo aqueles que são responsáveis pelo funcionamento ordeiro da igreja local”.
Todos os irmãos que possuem um cargo na igreja diretamente são responsáveis pelo funcionamento ordeiro da igreja local.
Todos os que fazem parte da diretoria estatutária da igreja, os diáconos, evangelistas, pastores, os professores, os músicos, os coordenadores de departamentos… Todos os irmãos que possuem um cargo na igreja diretamente são responsáveis pelo funcionamento ordeiro da igreja local.
Um líder da igreja zeloso buscará capacitação para servir a Deus melhor!
Uma igreja cresce naturalmente quando tem uma liderança capacitada!
2 - MINISTÉRIOS ORIENTADOS PELOS DONS
1 Pedro 4.10… “Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas”.
Todos os crentes receberam dons espirituais. E os crentes precisam exercer, praticar, aplicar, usar os dons espirituais.
Uma igreja só pode ter um cargo funcionando se tiver gente com dom espiritual para trabalhar naquele cargo.
Uma igreja cresce naturalmente quando tem seus ministérios orientados pelos dons!
3 - ESPIRITUALIDADE CONTAGIANTE
Atos 2.46… “Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração”.
“Os crentes comiam juntos, em grande alegria, porquanto suas vidas haviam assumido um novo propósito e destino. Faziam isso com Jesus como Senhor, enriquecendo as suas vidas. Note-se como Cristo se tornou o centro de toda a vida dos crentes; e sem dúvida isso é o segredo de sua intensa devoção”.
Espiritualidade contagiante é todo o povo de Deus adorando junto!
Espiritualidade contagiante é todo povo de Deus evangelizando junto!
Espiritualidade contagiante é todo o povo de Deus dizimando e ofertando junto!
Espiritualidade contagiante é todo o povo de Deus trabalhando junto!
Espiritualidade contagiante é todo o povo de Deus convivendo junto!
Uma igreja cresce naturalmente quando a espiritualidade é contagiante!
4 - ESTRUTURAS FUNCIONAIS
Mesmo que as igrejas sejam tão distintas enquanto denominações e formas de constituição, existem elementos básicos que caracterizam igrejas de alta qualidade no mundo todo. Trata-se da elaboração de estruturas que possibilitam uma multiplicação constante do trabalho.
A igreja precisa ser funcional, a igreja precisa ser prática, a igreja precisa ser dinâmica.
Uma igreja cresce naturalmente quando as estruturas são funcionais!
5 - CULTO INSPIRADOR
Romanos 12.1… “Portanto, irmãos, rogo-vos pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês”.
Algumas traduções bíblicas usam a expressão: “culto espiritual” ao invés da expressão “culto racional”. É uma variante textual!
O culto deve ser gostoso! No culto as pessoas devem ter uma experiência agradável e inspiradora.
A igreja deve ter um culto inspirado pelo Espírito Santo de Deus!
Todos os cultos da igreja (Domingo e durante a semana) devem ser cultos gostosos, cultos agradáveis, cultos inspirados pelo Espírito Santo de Deus.
Alguém disse: “Ao sairmos de um culto devemos sentir saudade, devemos sentir um sabor de quero mais… O culto poderia ter demorado mais um pouquinho estava tão bom”.
6 - CASAS DE AVIVAMENTO
Romanos 16.5… “Saúdem também a igreja que se reúne na casa deles”.
O Apóstolo Paulo saudou a Igreja de Jesus Cristo, a Igreja do Novo Testamento que estava reunida no lar de um casal Priscila (Esposa) e Áquila (Marido). A igreja se reunia no lar de Priscila e Áquila para celebrar cultos a Deus.
Os cultos nos lares devem multiplicar constantemente!
“Os cultos nos lares fazem parte da essência da Igreja de Jesus Cristo!”.
7 - VIDAS RESTAURANDO VIDAS - EVANGELIZAÇÃO VOLTADA PARA AS NECESSIDADES
1 Coríntios 9.16… “Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho”.
“DEUS DESAPROVA A ATITUDE DE QUEM NÃO PREGA O EVANGELHO”
A evangelização deve ser uma missão na vida de todos os crentes!
Cada crente deve ser um evangelista!
8 - RELACIONAMENTOS MARCADOS PELO AMOR FRATERNAL
João 13.35… “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.
Só é discípulo de Jesus quem ama o próximo!
“Na igreja evangélica precisa ter uma ostensiva orientação de que o discípulo de Jesus obrigatoriamente precisa abraçar o próximo, perdoar os erros do próximo, ajudar o próximo, orar pelo próximo, aconselhar o próximo… Objetivando mostrar que ninguém pode se considerar um seguidor de Cristo se não tiver amor para repartir!”
“O amor de verdade dá à igreja um brilho produzido por Deus!”.
Se Deus é amor e somos imagem e semelhança dele, então também devemos ser amorosos.
Devemos buscar para a nossa igreja relacionamentos marcados pelo amor fraternal!