ÊNFASES DO CURRÍCULO 

O Currículo do CFOL enfatiza duas áreas principais: 

Primeiramente, aquilo que Jesus ensinou por palavra e demonstração para levantar líderes treinados e motivados. O treinamento focaliza-se no que Jesus ensinou para transformar pessoas comuns em cristãos reprodutivos que alcançaram seu mundo com a mensagem do evangelho em demonstração de poder.

Freqüentemente, uma grande ênfase é colocada sobre os métodos de ensino de Jesus, com pouquíssima atenção no conteúdo. Mas o que Ele realmente ensinou para converter homens de pescadores e coletores de impostos em ceifeiros internacionais?

Segundo, o currículo enfatiza o que foi demonstrado e ensinado durante o tempo de Atos e nas Epístolas, conforme o plano de Deus era instituído nas igrejas primitivas.

Esta ênfase, de modo nenhum, desacredita o valor e inspiração do restante das Escrituras.  Jesus freqüentemente se referiu ao Antigo Testamento em Seus ensinos. Ele baseou Sua vida e ministério na revelação total da Palavra de Deus. O CFOL equipa crentes com habilidades de estudo bíblico criativo, permitindo a continuação do estudo de toda a Escritura. Mas o foco primário do treinamento do CFOL, é ensinar o que Jesus ensinou para levar homens da visão à realização e às estratégias de como Seu plano foi iniciado na Igreja. O currículo enfatiza demonstração. Ele treina os alunos para serem participantes ao invés de espectadores. Conhecimento intelectual de Deus não é suficiente. Deus chama-nos para compromisso: "Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não meramente ouvintes" (Tiago 1.22).

O verdadeiro conhecimento somente é obtido pela experiência. O estudo pode resultar em ganhar informação, mas não experiência. O ensino é teórico. O treinamento é experimental.

Jesus é uma pessoa viva, não uma teoria sem vida. O relacionamento com Ele é baseado na experiência, não apenas em conhecimentos, fatos e informações. O objetivo do treinamento não é acumular conhecimento, mas ações que convertem as possibilidades de ministério em realidades de ministério. Não é apenas articulação (falar sobre o poder de Deus), mas demonstração (colocar em ação). "A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, mas no poder de Deus", (1 Coríntios 2.4-5). Nós enfatizamos mais o treinamento do que o ensinamento. Embora todo ensinamento seja parte do treinamento, o ensinamento dá ao aluno a opção de aceitar ou rejeitar o que é ensinado. Mas nós desejamos que os estudantes... “... possam ter plena certeza das coisas nas quais foram instruídos", (Lucas 1.4). O currículo conduz os estudantes além do ensinamento para o treinamento, onde a participação deles é requerida.